ÚLTIMAS

Cavalos & Corridas

Jockeys

Dedico este tema ãos Jockeys Portugueses porque admiro a dedicação e coragem em montar cavalos de corrida em Portugal, porque montar cavalos em corridas em Portugal não é facil.
As pistas de Portugal não teem as minimas condições, com curvas quase a noventa graus com pequenas rectas, para dizer mais própriamente não tem nenhuma condição de segurança para um Jockey e ainda mais para dificultar, algumas corridas são feitas ão contra-relógio, só ganha quem fizer o melhor tempo, pois para se ganhar essas corridas é preciso confiar muito no cavalo e ter muita coragem e dedicação.

Os Jockeys portugueses são praticamente quase todos ou todos amadores, uns são estudantes outros trabalham e são Jockeys nos tempos livres, o que não é facil conciliar as duas tarefas ão mesmo tempo.
Nunca existiram condições no nosso país para se poder ser profissional como Jockey, 1º -porque não existem corridas suficientes por ano, 2º- não exercem o direito de 10% do prémio em caso do cavalo em que montem, e fique qualificado numa posição a que tenha direito a um prémio monetário(esta regra não está nos regulamentos da L.P.C.P.C.C.), 3º a maioria monta por gosto e dedicação e não pelo valor monetário que os proprietários deviam pagar por cada monta que um Jockey realize no seu equino.

Eu acredito que alguns dos nossos Jockey poderiam a vir a ser mais reconhecidos a nível internacional em caso tivessem uma formação ão mesmo nível dos Jockeys estrangeiros, porque a coragem e dedicação não chega, é preciso técnica de como se deve montar um cavalo em prova ou em treino e para isso existem as escolas de formação para Jockeys, tambem sei que não é facil porque em Portugal não existe ninguem com a capacidade de formar Jockeys, mas existem escolas nos países vizinhos que em que de certeza aceitam jovens com a vontade de aprender as técnicas para a vir a ser um Jockey melhor.
Deixo aqui alguns dos contactos de escolas de formação para Jockeys:
www.brs.org.uk/ em Inglaterra tem um curso de 9 semanas, grátis para todos cidadãos europeus.
http://www.racingacademy.ie/ na Irelanda tem vários tipos de cursos desde a Jockeys a Ferradores, Tratadores, Criadores e Treinadores.
www.afasec.fr/ na França existem tres escolas para Jockeys.

Texto de:
José Henriques

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos de corridas de cavalos e para um futuro melhor desta modalidade. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo - contra os infractores.

O BLOG NÃO ACEITARÁ COMENTÁRIOS ANÓNIMOS!!