ÚLTIMAS

Cavalos & Corridas

Os treinos!

 
 
Depois de ler num blog, apercebi-me que muito se tem discutido, nos últimos dias, entre os vários proprietários, treinadores e jóqueis portugueses sobre o seguinte tema:
 Em Portugal, percebemos ou não de cavalos de corrida?
Confesso que estou confuso com a resposta! 
 
Sabendo que existem centenas de treinadores diferentes e que cada um tem uma maneira de pensar única e de programar os treinos dos cavalos de maneira exclusiva e dependente dos próprios cavalos(do seu físico e da sua "alma"), existe no entanto um treino base que quase todos os treinadores seguem.  
 
O cavalo começa, durante 10 a I5 dias, por ser "trabalhado" a trote durante 10 a 15 minutos(diários). Passados estes dias é "trabalhado a galope durante 10 a 15 minutos (diários) durante 20 a 60 dias. Antes do galope aquece-se o cavalo, primeiro a passo e depois a trote, aliás como mandam as regras da equitação, seja ela qual fôr!
 

Durante estas duas primeiras fases do trabalho é costume ( se o trabalho de pista fôr feito de manhã) à tarde levar o cavalo nadar na piscina para tonificação dos músculos e para, como dizem os treinadores,"fazer pulmão". ( A piscina, além de ser um complemento dos treinos em pista, é ainda utilizada como treino único, quando os cavalos têm lesões que os impossibilita de treinar na pista, como lesões das articulações, dos cascos e dos tendões. Assim o cavalo vai mantendo a sua condição física, mesmo estando impossibilitado de se treinar no terreno.)
 
 Depois passa-se então à fase do trabalho veloz. Esta fase é dividida em duas. Durante 4 a 5 dias o cavalo é obrigado a correr(após breve aquecimento)1600 a 2000m, e depois de 2 a 3 dias de descanso, isto é, dias de trabalho a galope, passa-se à 2 "fase do trabalho veloz em que o cavalo é obrigado a correr 600, 800 e 1200m durante mais 4 ou 5 dias, sempre alternando estas 2 fases durante mais ou menos um mês.
 


Após alguns treinos isolados é hábito fazer-se o treino em conjunto com outro cavalo, pois além da habituação à presençado outro, é sabido que um cavalo corre mais se se sentir em competição! A seguir a estes 3 meses de treino o cavalo poderá estar pronto para entrar numa corrida. E é nesta altura que um treinador se revela! De facto não é simples saber a verdadeira forma física de um cavalo, pois esta não só depende do físico,dos músculos, das articulações, tendões, etc., como depende de um factor muito subjectivo: a"alma" do cavalo!
 
As pessoas do mundo dos cavalos sabem o que é um "cavalo com alma". É um cavalo que consegue chegar ao limite de aproveitamento da sua condição física e ainda mais qualquer coisa que ninguém sabe explicar, que tem uma força e acima de tudo uma vontade interior inexpliciíveis! É então neste momento que podemos dizer que este ou aquele treinador é bom e este ou aquele é mau!
 
Um dia um treinador explicou-me que fisicamente para saber se um cavalo estava pronto para correr, o que se tinha de fazer era, após o trabalho veloz, ver como ele respirava e qual era a sua frequência cardíaca.Se o cavalo tivesse uma respiração lenta e pausada(dentro dos possíveis, é claro!) e a sua frequência cardíaca fosse entre 90 a 1l0, então era natural que esse cavalo estivesse pronto para correr. Se por acaso a sua frequência cardíaca fosse superior a 110 e a sua respiração acelerada era necessário voltar a "trabalha-lo"novamente até se poder fazer nova apreciação.
 
Depois desta observação física, ter-se-ia que fazer a observação psicológica, saber como estava a alma do cavalo!Primeiro saber se a tinha para ser um ganhador,e depois se estava com ela a100 por cento! E embora não se consiga descrever um cavalo "com alma" poder-se á dizer que "alma" tem aquele cavalo que, quando corre, as suas patas quase não tocam no chão, parecendo flutuar, que o seu dorso não oscila para cima e para baixo, mas que segue uma linha recta e que acima de tudo corre com alegria! E pronto aqui está o que é impossível de ensinar,que é inato nos bons treinadores e os distingue dos treinadores comuns: ver a "alma" do cavalo de corrida!
 
 Texto de Drª Rita Forjão Clara
  e colaboração de Rui Miguel.

Aqui fica um video para ver mais ou menos o dia a dia de um cavalo em treino.

4 comentários:

Gustavo disse...

Se possivel publica esta noticia para que todos fiquem a conhecer a face oculta do episodio Valocean
aqui em http://casovaloceandopping.blogspot.com/

Paulo disse...

Podia continuar com o texto o que fazer depois de o cavalo entrar em corridas, que tipo de treinos deve ter antes das corridas, e depois, obrigado.
Ja agora é um texto muito interessante, mais destes é necessario.

Stalone disse...

Infelismente posso garantir k em portugal nao se percebe nada de corridas nem como preparar o animal e em muitissimos casos ate cuidar deles,sao seres k nos podem dar rentavilidade pois necessitam de um consumo diario alto. Mas acima de tudo o seu dono ou tratador devia exigir k os espaços k iram frequentar tenham a melhor qualidade o k nao acontece correm em pistas com enclinaçoes com pedras os cavalos sem ligas nao existe um unico veterinario etc.Por experiencia posso dizer as corridas sao muito violentas e nao vale a pena ser sertinha quando todos os outros sao crueis eu quando falo com eles faço lhes entender k se alguem tiver de sair ferido sou eu,pois submetios aquela situaçao e sempre fiz e faço de tudo para k enquanto estiverem comigo estejam bem,ja fiquei com cavalos k sofriam lesoes em corridas muitas delas graves e consigo ao contrario do k muitos acham reabilitalos e hoje grandes mestres. Normalmente quando um cavalo sofre fraturas em provas,eu reagia imediatamente a perceber o k o animal precisava e percebi k em primeiro lugar era a presença do dono ou do jockey(em casos em k seja ele k lide com ele k na maior parte das vezes o jockey e a primeira vez k o monta outra estupidez)mas em muitas dessas situaçoes afastam-se nao pode por muito k custe é até ao fim. Para resumir sao muito poucos os k fasem treinos como deve ser e muitos os k os olham como um objeto k dizem gostar muito... "mostra de frente o chicote ao cavalo e pousa-no chao e dis-lhe a partir de hoje é a minha voz k o substitui"

Unknown disse...

Eu tenho cavalos SRD (sem raça definida) e aonde eu moro sempre a torneios de cancha reta e essas dicas me ajudarão muito com meus cavalos, mais meus treinos deverão ser menos rigorosos pois os cavalos comuns não possuem a capacidade de um puro sangue.
Obrigado pelas informações.

Enviar um comentário

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos de corridas de cavalos e para um futuro melhor desta modalidade. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo - contra os infractores.

O BLOG NÃO ACEITARÁ COMENTÁRIOS ANÓNIMOS!!