ÚLTIMAS

Cavalos & Corridas

Foram precisos 35 anos para o Jockey Mick Kinane encontrar o cavalo "de uma vida."


O virar de uma história, é que o Jockey M.Kinane está agora no top da sua carreira, onde ele provavelmente se ia aposentar, se não fosse Sea the Stars chegar ao estábulo Currabeg do treinador John Oxx  á mais de dezoito meses atrás. Agora, só resta saborear cada vitória e aproveitar cada minuto que passa, na presença deste cavalo especial.


Esta inteira temporada foi de dominio completo por este cavalo. A partir do primeiro clássico em maio, o 2000 Guineas, o nome de Sea The Stars foi levado ao céu, depois de brincar com os seus rivais em todas as distâncias. Em cinco corridas consecutivas ao mais alto nível - Grupo 1- ele tem regularmente batido o melhor de sua geração, incluindo três cavalos de grande potencial, Rip Van Winkle, Fame And Glory e Mastercraftsman, treinados por Aidan O'Brien, em Ballydoyle, Irlanda.

 Em outros anos, estes três do que qualquer outro trio de talento poderiam ter sido top cavalos da sua idade.  Seu proprietário, John Magnier disse recentemente que, se não fosse Sea The Stars, Ballydoyle teria vencido, o Derby, Eclipse, Juddmonte e o irlandês Champion Stakes. Mas o destino interveio com uma ironia  típica deste desporto imprevisível.

J. Oxx tem constantemente dito que Sea The Stars tem um temperamento maravilhoso e a sua constituição,são  dois atributos que têm sido cruciais para mantê-lo no seu auge. Normalmente, há altos e baixos ao regime de treino de um cavalo, mas quando um treinador tem um cavalo promissor com três anos de idade, existem tantos alvos tentadores, que a tendência é para continuar o maior tempo possível sem uma pausa significativa.

Sea The Stars provou  várias vezes ser superior aos seus concorrentes que o seu destino já não é uma questão de ver se um rival pode fazer uma melhoria significativa, mas sim se ele consegue manter sempre este nível de categoria. Daí que dezoito rivais queriam vence-lo. Grandes cavalos, como grandes atletas e lutadores, podem ser vencidos.

Depois de seu triunfo no Champion Stakes irlandês, J. Oxx temia pela segurança das centenas de simpatizantes em torno de Sea The Stars no recinto para o vencedor. "Eu estava olhando para as crianças pequenas atrás dele, tocando suas pernas, ficando o cavalo parado enquanto a multidão estava a volta dele. Mesmo assim, ele ficou parado e não foi incômodo para ele. Foi incrível", disse ele.

 M. Kinane tem um recorde no mundo das corridas que é insuperável. Nenhum Jockey  em outros países europeus, ganhou um clássico americano ou um Melbourne Cup, bem como dois Arcs, um Japão Cup e muitas outras grandes corridas em Hong Kong, além de um catálogo cheio de clássicos europeus. Portanto, a alegação de que Sea The Stars é o melhor cavalo que ele tem montado é ainda mais notável. Melhor que Galileo, High Chaparral, Rock Of Gibraltar, ou o colosso Montjeu. O que é melhor este cavalo?


Kinane é como um piloto retornando de um teste de um carro de velocidade indescritível. "A coisa sobre este cavalo é que ele pode atingir uma grande velocidade em três passos. Nunca senti tanta aceleração como ele. Mas, ele não tenta fugir com você(risos).  Você pode puxar para trás e ele relaxa logo. Mas ele também é bonito . Ele salva-se um pouco. Ele é muito inteligente. De manhã nos treinos, se vê algo de novo ele vai parar e olhar. " disse o grande Jockey.

Isto diz um pouco de que como Sea The Stars se manteve no topo. Esses atributos, além do clima seco no início do Outono, que o ajudou a construir um recorde de sete vitórias na sua carreira com oito corridas feitas.


Grandes cavalos precisam de treinadores qualificados e de proprietários pacientes, Sea The Stars tem dois dos melhores:


John Oxx: Treinador

Se é verdade que os cavalos podem adotar o temperamento de seus treinadores, então não é nenhuma surpresa que Sea The Stars está sob os cuidados de um 'Gentleman' John Oxx.

Ele desenvolveu um relaxado e descontraído comportamento do homem que tão habilmente o seu mentor do treino que o levou às vitórias no 2000 Guineas, Derby, Eclipse, Juddmonte Internacional  e o irlandês Champion Stakes.

J. Oxx, um veterinário qualificado, sucedeu do seu pai a alcunha '' Master of Currabeg "e tem treinado para grandes proprietários durante muitos anos. Como Sheikh Mohammed e Aga Khan, sendo este último o dono da Sinndar, vencedor do Derby e Arc em 2000 e treinado por J. Oxx.



Christopher Tsui: Proprietário

Ele tem sido regularmente descrito como dono de um clube nocturno em Hong Kong, no entanto, que esta  marca é, provavelmente, enganosa. Sua participação em discotecas "constitui apenas uma pequena parte dos seus interesses profissionais, que inclui  compra e venda de propriedades.

Sua mãe Ling, que tem fortes ligações com o governo chinês, era a proprietária da vencedora do L´Arc em 1993,  Urban Sea (mãe de Sea The Stars e do vencedor do Derby, Galileo). Ela deu SeaThe Star ao seu filho para o desenvolver e incentivar o seu interesse neste desporto.

A família Tsui vendeu os direitos de Galileo antes de dele correr em 2001 e sofreu um golpe quando Urban Sea morreu  durante o parto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos de corridas de cavalos e para um futuro melhor desta modalidade. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo - contra os infractores.

O BLOG NÃO ACEITARÁ COMENTÁRIOS ANÓNIMOS!!