ÚLTIMAS

Cavalos & Corridas

Da obscuridade ao top mundial !

Takeover Target


Takeover Target levou o seu Proprietário/Treinador da obscuridade para o Topo Mundial.


 Partes de sua história foram registradas e enviadas para vários meios de comunicação. Mas a verdade de tudo isto é que Joe Janiak(proprietário/treinador) nunca pensou que iria ter que usar um chapéu alto.  Ele que conduziu um táxi quase toda a sua vida e viveu muitos anos numa caravana.

Ele estava sempre sem dinheiro, gostava de beber e de fazer apostas. E, depois se ele tivesse algum dinheiro, ele treinava cavalos de corridas como passatempo.
 Isto foi a vida de Janiak por muitos anos e ainda era desta forma até á cinco anos atrás.

Então como é que ele começou a ser o treinador de um dos melhores velocistas do mundo, o mesmo cavalo que foi correr em Hong Kong, Inglaterra, Japão, etc e venceu 6 milhões de dólares em dinheiro?

"Sorte, ou destino, eu acho", raciocinou. "Não me pergunte que eu nunca sonhei que isto pudesse acontecer comigo, porque eu não sabia. Quem é que irá sonhar em ter um cavalo de corrida, a ganhar corridas por todo o mundo e milhões de dólares, quando você sempre foi um motorista de táxi que viveu  num parque de caravanas? Não, eu nunca sonhei que eu estaria aqui ... mas estou feliz por ser eu. "


Janiak história foi maior em muitos aspectos, do que a história do famoso Seabiscuit. Alguém deveria realizar um filme sobre este homem e seu cavalo, também!
 As histórias no mundo das corridas está repleta de histórias semelhantes de cavalos e de treinadores que saiem da obscuridade, a história de Seabiscuit é mundialmente famosa. Logo Takeover Target será também.

De uma certa forma, sua história é inacreditável. Por 30 anos Janiak treinou alguns cavalos como passatempo. Ele teve pouco sucesso, mas os treinadores que treinam para passar o tempo, tentam fazer o seu melhor com animais que não custam nada, ou são velhos ou têem lesões ou são simplesmente lentos. Estes são tipos como Janiak.

Em 2003, a qualidade de um cavalo em seu estábulo mudou.  Num dia cinzento, Janiak fui a um leilão de cavalos e comprou um cavalo de 4 anos de idade, indesejado por todos, sem nunca ter feito uma corrida, com problemas de joelhos e com reprodutores comuns. Tinham lhe dito que esse, cavalo, nunca  iria correr mais que uma curva. Mas Janiak gostava dele e pagou apenas 1.100 US $ por ele.

Janiak apelidou o cavalo de Archie, mas seu nome é Takeover Target ( filho de Celtic Swing-Shady Stream), o cavalo que mudou sua vida.

Janiak nunca havia treinado um ganhador ao mais alto nível em 30 anos no seu passatempo como treinador. Seus cavalos corriam nas áreas do interior e de baixa categoria. Mas ele descobriu Takeover Target.

"Ele venceu as suas duas primeiras provas de baixa categoria por 15 corpos e não viu qualquer sinal de problemas nos joelhos. Ele pensou e disse para si mesmo: 'porque não dar-lhe uma oportunidade ao mais alto nível. Foi em Randwick, em Sydney(Austrália), que Takeover Target  liderou toda a prova e venceu por três corpos. E foi então que eu vi que ele tinha algo de especial. "

Isto foi em meados de 2004, Janiak tinha um cavalo bom, mas muito pouco dinheiro. Mas ele sabia que tinha um cavalo rápido e toda a sua ambição era o manter livre de lesões. Um mês depois, na sua quarta corrida, em Rosehill, em Sydney(Austrália), que ele venceu por seis corpos e Janiak decidiu que estava na hora de enfrentar os tubarões.


Foi então na sua sétima corrida, que Takeover Target participou na famosa corrida e recta de Flemington com 1200 metros, e foi onde ele venceu o seu primeiro Grupo1. Sete corridas, sete vitórias fáceis e Janiak já não era pobre.

Mais dois anos á frente em 2006, Takeover Target agora com sete anos é ainda melhor do que nunca.

Janiak disse: "Tem sido bastante agitado, com certeza",  do seu percuso em 2006. "Foi uma grande experiência e aprendizagem, uma vez que deixei a Austrália em maio, para conquistar o mundo e ganhar tudo e manter o cavalo fora de lesões que ele tem lidado melhor do que eu. Tivemos uma verdadeira aventura".

O sucesso teve os seus privilégios para Janiak e seu filho, Ben, que partilham a posse de Takeover Target.

"Sim, algo parecido. O dinheiro que Archie ganhou ajudou a comprar um centro para treinar em Coffs Harbour em  New South Wales e vamos começar por aí, no início do próximo ano (2007)." Ele também fez pela primeira uma visita à Polónia e à cidade de Cracóvia, á casa dos seus pais que imigraram para a Austrália cerca de 60 anos atrás.

Janiak lembra-se claramente do momento em que ele encontrou Takeover Target á seis anos atrás. "Eu olhei para seis cavalos que eu gostava, mas encontrei algo errado em cada um deles", disse ele. "Mas o meu filho disse-me para esperar mais um pouco e olhar para um presente. Eu fui para o ringue, ele era o mais barato e, em seguida, o leiloeiro disse que eu tinha sido o que mais dei por ele.


"Eu pensei que o dinheiro que dei por ele tinha sido muito pouco. Mas a única razão porque ele foi barato, é que ele tinha três operações nos joelhos e ninguém estava interessado em um cavalo velho, era um discriminado ".

Hoje, com o trabalho de seis anos a treinar no duro, Janiak ainda tem mais razões para estar a sorrir: um livro e um filme está em estudo, sobre o cavalo e o seu proprietário/treinador que ganhou mais de 6 milhões de dólares.

Takeover Target retirou-se das corridas este ano, em junho, depois de ter sofrido uma fractura numa prova de Grupo1 em Inglaterra, e encontra-se agora na Austrália na pastagem para o resto da sua vida.

O único aspecto frustrante de toda esta grandiosa aventura é que Takeover Target é um cavalo castrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos de corridas de cavalos e para um futuro melhor desta modalidade. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo - contra os infractores.

O BLOG NÃO ACEITARÁ COMENTÁRIOS ANÓNIMOS!!