ÚLTIMAS

Cavalos & Corridas

Para Quando em Portugal?!!

Para quando um Hipódromo com condições para receber corridas ?


Para a esta pergunta, toda a gente que anda no mundo de cavalos de corrida em Portugal e que tenha inteligencia e um bom senso, sabe que não existem condições neste momento em Portugal para se realizar corridas de melhor nível.

Mas que condições precisa um Hipódromo para se realizarem provas? Desde já precisa uma pista com o minímo 1400metros oval (com duas curvas e duas rectas)e 15 metros de largura pelo menos, com um piso próprio para a pratica de corridas de cavalos, um paddock de apresentação, boxes de repouso para antes e depois das provas, chuveiros para cavalos, uma sala destinada só para os Jokeys com um banheiro, chuveiro, roupeiro, balança e área de repouso. E com a segurança miníma para os espectadores, toilets, bancadas e area de lazer isto o minímo das condições.
A L.P.C.P.C.C. (Liga Portuguesa de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida),que é a entidade que se assume por lei no direito de ser a entidade oficial pelas corridas de cavalos em Portugal, não apresenta estas condições nos regulamentos, como obrigação ãos recintos a terem estas condições ou parecidas, para a realização de provas de cavalos de corrida.

Ora vejamos o calendário que a L.P.C.P.C.C. apresenta na sua página oficial para o campeonato nacional de 2009, que tem como recintos para a realização de provas: Hipódromo Municipal da Maia, Centro Equestre Loureiro Velho, Trofa, Paços de Ferreira, Ponte da Barca e Carvalho-Celorico de Bastos, nos últimos quatro o recinto onde se realizam, não apresenta uma única condição, pois só se realiza uma vez por ano e o recinto é escolhido uns dias antes!!! Os outros teem algumas condições mas não tem as mais prioritárias que são as condições para os cavalos.

Desde 1995 o Hipódromo de Ponte de Lima, tem a maioria das condições que deviam ser obrigatórias mas talvez por questões monetárias ou por interesses individuais se deixaram de realizar corridas naquele recinto. Não quero com isto dizer que se deviam realizar as provas no Hipódromo de Ponte de Lima, mas sim procurar num futuro próximo um recinto que deveria ter condições que deviam ser obrigatórias ou mesmo tentar chegar a um acordo com os responsáveis do Hipódromos de Ponte de Lima, afinal quem sai prejudicado são os Cavalos, Proprietários, Jokeys e o Público.

Ps: Agora pergunto á direcção da L.P.C.P.C.C. para quando vai mudar os regulamentos e para quando uma nova mentalidade nas corridas de cavalos em Portugal?!!

Texto de:
Pedro Teixeira (colaborador do blog)

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que todos os espectadores e pessoas que estao a ir ver e a entrar nas corridas de cavalos a golope realizadas pela L.P.C.P.C.C. estao com uma satisfaçao completamente negativa.onde ja se viu uma manga de 8 cavalos o 1º lugar ser compenssado com 200 euros que no fundo o proprietario so recebe 180 euros nao se admite!!penso que se a quadra FF entra-se em acordo com os proprietarios do hipodromo de ponte de lima seria algo de muito positivo oara todos aqueles que pertencem ao mundo das corridas de cavalos!!Desde ja os meus parabens por terem enfrentado a liga com tal dignidade!!Porque nao deviam ser os senhores a desistir da liga mas sim todos os membros da liga a se demitirem por vergonha ao trabalho realizade em "prejuizo" ao mundo das corridas!!desde ja os meus comprimentos e o meu incentivo!!

Enviar um comentário

Este blogue é, e continuará a ser, um espaço de debate aberto e democrático sobre os assuntos de corridas de cavalos e para um futuro melhor desta modalidade. No entanto, não será admitido qualquer comentário que ultrapasse as regras do bom senso e da educação. Comentários insultuosos, ameaças e faltas de respeito para com os demais serão moderados, tendo a administração do blogue a autoridade e o dever de agir em conformidade - através de todos os mecanismos de protecção do mesmo - contra os infractores.

O BLOG NÃO ACEITARÁ COMENTÁRIOS ANÓNIMOS!!